'Evangelho da esposa de Jesus' é falso, diz Vaticano

O polêmico “Evangelho da Esposa de Jesus”, fragmento de papiro antigo que revelado por uma professora de Harvard indicando que Jesus tinha uma esposa, é falso, segundo informou o Vaticano.

O jornal do Vaticano L’Osservatore Romano publicou um editorial nesta sexta-feira dizendo que o papiro é uma “falsificação grosseira”.

O jornal contou com um especialista no assunto da Universidade La Sapienza de Roma, Alberto Camplani, que analisou o texto escrito no antigo idioma egípcio Copta. Camplani apontou dúvidas sobre o manuscrito e urgiu extrema precaução.

O fragmento foi revelado pela professora de Harvard Karen King, em um congresso de estudos cópticos em Roma, na semana passada. Nele se lê: “Jesus disse a eles, minha esposa”, e foi datado como do século 4.

Camplani aponta que ao contrário de outros papiros, ele não foi descoberto em uma escavação, mas foi adquirido de um mercado de antiguidades.

“É preciso adotar precauções, que excluam que se trata de algo falsificado”, acrescentou ele.

O especialista também apontou que a própria Karen não vê isso como uma prova de que Jesus foi casado, mas sim como uma tentativa de levantar uma visão positiva do casamento cristão.

A historiadora admitiu recentemente que tem absolutamente dúvidas sobre a autenticidade dofragmento de papiro, da qual ela chama de “Evangelho da Esposa de Jesus”.

Karen explicou à revista Time que “Parte da razão de torná-lo público na conferência Copta em Roma foi para gerar uma discussão sobre o fragmento, sobre a sua autenticidade, sobre o seu significado, e levantar questões”.

Comentários