Sucesso de Os Dez Mandamentos não impede que Record perca o segundo lugar para o SBT



Após conquistar a vice-liderança de audiência em abril, no embalo da “novela bíblica” Os Dez Mandamentos, a TV Record voltou a ser ultrapassada pelo SBT em maio, e agora ocupa o terceiro lugar.

No mês que se encerrou, o Ibope mediu que o SBT teve média de audiência de 5,5 pontos na Região Metropolitana de São Paulo, contra 5,3 da Record e 1,7 da Band. A TV Globo, líder isolada, registrou média de 11,2 pontos.

“O resultado devolveu a vice-liderança na região à emissora de Silvio Santos, perdida no mês anterior para a Record. A liderança continuou com a Globo”, informou a jornalista Lígia Mesquita, da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo.

Resultado de imagem para sbt

Em abril, a emissora do bispo Edir Macedo havia chegado à vice-liderança ancorada no sucesso de Os Dez Mandamentos, que estava alavancando a audiência dos demais programas da Record.

Naquele mês, o Ibope havia registrado que a Record tinha alcançado a média de 5,4 pontos de audiência, contra 5,3 do SBT. Cada ponto na Região Metropolitana de São Paulo (tida pelo mercado publicitário como termômetro) equivale a 67 mil domicílios.

Os Dez Mandamentos, no entanto, continuou sólida em audiência durante maio, com pico de 15,4 pontos de média alcançados no dia 28 de maio. Em geral, a novela tem marcado 14,5 pontos de média, garantindo a vice-liderança isolada à Record no horário nobre.

Atores da novela Os Dez Mandamentos - Divulgação
Já na Globo, mesmo com o fracasso de Babilônia, que vem tendo média bem abaixo dos 30 pontos (a emissora costuma marcar 38 com suas novelas das 21h00), os índices de liderança geral continuam incontestáveis, de acordo com o jornalista Lauro Jardim: “A queda de audiência da TV aberta é um fato, mas a Globo continua navegando praticamente sem problemas de concorrência. Em maio, as vinte maiores audiências da TV na Grande São Paulo foram da Globo, de acordo com o Ibope”, informou, no site da revista Veja.

Comentários