Valores cristãos estão no centro do debate eleitoral no Rio e SP

As campanhas das disputas eleitorais municipais em São Paulo e no Rio de Janeiro estão sendo pautadas por debates entre o discurso conservador com viés religioso e outros considerados liberais, como os que defendem o aborto e a união homossexual.

Em São Paulo, o petista Fernando Haddad, conhecido pela autorização da distribuição do kit gay em escolas de ensino médio, vem enfrentando um embate com os políticos da bancada evangélica, que tem no ex-deputado federal Celso Russomano (PRB), seu candidato.


Fernando Haddad
A nomeação de Marcelo Crivella (PRB), por exemplo, para o cargo de ministro da Pesca foi apontada como uma estratégia do governo federal para proteger Haddad dos ataques de evangélicos por conta do episódio do chamado kit anti-homofobia, elaborado pelo Ministério da Educação durante a gestão do petista e cuja distribuição em escolas foi cancelada depois de protestos de lideranças religiosas.

Crivella, porém, já garantiu que a candidatura de Celso Rossomano não será retirada, até porque ele aparece com uma boa faixa das intenções de votos na maior cidade do País, cerca de 19% contra 3% de Haddad.

No Rio, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR) também enfatizaram os "valores da família" como ponto fundamental da aliança que firmaram, DEM-PR, para tentar evitar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB).

No encontro que lançou a coligação DEM-PR, na segunda-feira (27), Cesar Maia falou em seu discurso a questão dos valores cristãos como princípios de governo. "Nossos princípios são nossos alicerces: os valores da família, valores cristãos e o compromisso com a democracia e o estado de direito", discursou.

Esta chapa será formada pelos filhos dos dois políticos aliados, Maia e Garotinho. Encabeçando a candidatura a prefeito está Rodrigo Maia, católico, e como vice está Clarissa Garotinho, evangélica.

Segundo os representantes da coalizão, a idéia não é transformar temas como legalização do aborto e da maconha e casamento gay em pontos centrais da campanha, mas deixar clara a posição contrária sempre que possível, fazendo com que o adversário Paes se posicione quanto a esses temas.

Segundo a agência Estado, Rodrigo Maia afirmou que seu partido é conservador com relação a valores, o que converge com as idéias do PR, de Garotinho.

Com as temáticas religiosas presentes na disputa eleitoral, há três semanas Paes prometeu a líderes evangélicos realizar "a maior Marcha para Jesus de todos os tempos". O evento está previsto para ocorrer em 21 de abril.

Além, disso ele também tentou se aproximar dos católicos, garantindo empenho nos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, com participação do papa Bento 16.

Outras religiões, com as de origem africana também tem sido contempladas. No ano passado, o político deu às festas de iemanjá o status de patrimônio cultural carioca.

Por outro lado, Paes é conhecido por apoiar amplamente a comunidade gay, incentivando a realização das marchas ao longo do ano e também com a criação de uma campanha institucional de combate à homofobia.

A data da eleição municipal está marcada para o dia 7 de outubro, um domingo. Caso o candidato mais votado não alcance 51% dos eleitores, haverá segundo turno no dia 28 do mesmo mês.


Comentários