Google+ Rádio Gospel Hits: Pastor Rick Warren é escolhido para realizar a cerimônia de posse de Barack Obama

Divulgação 728 X 90

Player

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Pastor Rick Warren é escolhido para realizar a cerimônia de posse de Barack Obama

Barack Obama escolheu o reverendo Rick Warren, pastor evangélico anti-casamento gay, para a oração da cerimónia da sua tomada de posse. A escolha foi polémica, especialmente entre ativistas dos direitos gay.

Rick Warren é o pastor de uma mega-igreja de Orange County, na Califórnia (que atrai mais de 20 mil pessoas por semana, nota a estação de televisão norte-americana CNN) e a equipa de Obama defende a sua escolha sublinhando que Warren é um dos líderes evangélicos mais empenhados no papel da igreja no combate à sida, pobreza, aquecimento global e até no conflito do Darfur.

Mas como é um crítico vocal do casamento entre homossexuais – apoiou o referendo de 4 de Novembro que retirou o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia – e também do direito ao aborto, a escolha foi recebida com muitas críticas por parte de sectores mais liberais.

Em Chicago, Obama afirmou aos jornalistas que a América tem de se unir mesmo quando há desacordos nas questões sociais. "Esse diálogo é parte da essência da minha campanha", disse Obama, garantindo ser "um forte advogado da igualdade" para homossexuais.

"Sentimos um grande nível de desrespeito quando um dos promotores de uma agenda anti-gay recebe a proeminência do púlpito desta histórica tomada de posse", escreveu, numa carta a Obama, o presidente da maior organização de direitos gay, a Human Rights Campaign, Joe Solomonese, citado pelo site Politico.com.

Warren é considerado um elemento da nova geração de cristãos evangélicos e, conta o "New York Times", deixou mesmo irritados alguns dos evangélicos mais velhos e mais conotados com o Partido Republicano por ter convidado Barack Obama para falar sobre sida na sua igreja. Warren foi ainda o anfitrião de um fórum sobre questões religiosas, durante a campanha, em que juntou Obama e John McCain.

De resto, a cerimónia da tomada de posse de Obama, a 20 de Janeiro, em Washington, contará com a cantora soul Aretha Franklin (normalmente a voz é de uma solista de ópera). Um quarteto incluindo o violinista Itzhak Perlman e o violoncelista Yo-Yo Ma tocará depois uma peça de John Williams (compositor de bandas sonoras de filmes como "ET", "A Lista de Schindler" ou "Parque Jurássico").


Fonte site publico.pt

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...