Profissões & Carreira - Mercado de Trabalho Óleo e Gás

Saiba um pouco mais dessa área que tem dificuldade em ocupar as vagas devido à falta de mão de obra especializada que hoje tem muitas oportunidades em aberto  em todo o Brasil.



O próximo ano está cada vez mais perto e, às vezes, é impossível não pensar em uma mudança radical na carreira. Já comentamos aqui sobre as profissões do futuro na área petrolífera que possivelmente bombarão graças ao leilão do campo de Libra. 



Hoje, falaremos um pouco mais da engenharia de petróleo, uma área que está sempre em busca de mão de obra qualificada. Tudo porque, considerando o fenômeno do pré-sal no Brasil, há uma necessidade de mais profissionais para explorar poços e jazidas de petróleo e de gás natural.

O engenheiro de petróleo atua em diferentes especialidades. Ele pode ser responsável pela área de petróleo, como de gás natural e até mesmo de biocombustível. Parte desse profissional a iniciativa de planejar e coordenar atividades com relação às jazidas e aos poços para realizar exploração, prospecção, produção, transporte, distribuição, entre outros serviços. Além de dominar essa área, é preciso estar por dentro do contexto geográfico, especialmente na realização da extração de substância de fósseis.

Por se tratar de um mercado que está em aquecimento, o futuro engenheiro de petróleo precisa estar bem preparado para os desafios que enfrentará ao longo do trabalho. É possível optar por cargos administrativos como também ser consultor em plataformas marítimas. Tudo depende do perfil do profissional. O mais importante é ter afinidade com a carreira, gostar de trabalhar em equipe, de número e cálculos, estar interessado em buscar por mais conhecimento e gostar de lidar com tecnologia.


Para atuar na área e ser engenheiro de petróleo é preciso passar pela graduação e estar registrado junto ao Conselho Federal de Engenharia. Por ser uma área vista como nova para muitas pessoas, você pode visitar universidades que tenham o curso, conversar com pessoas que estão formadas, fazer uma busca na internet ou até mesmo fazer cursos online de petróleo e de gás. Tudo isso pode lhe dar um melhor conhecimento da área de trabalho.

Além da formação, é importante fazer especializações para ter um diferencial no currículo, como pós-graduação, mestrado e doutorado. Quanto mais qualificado, maiores serão as chances de trabalho. Por se tratar de uma formação que também atrai vagas no exterior, dominar o inglês com fluência é essencial para buscar experiências fora do Brasil. Por mais que seja uma área que sempre gera novos postos de trabalho, ainda há dificuldade para que eles sejam ocupados devido à falta de mão de obra especializada.

Por isso, não perca a chance de se preparar para o próximo ano e causar uma reviravolta na sua carreira!

Conforme pesquisa de Cargos e Salários da empresa curriculum temos a seguinte amostragem: salario médio para o cargo de Administrador(a) de Indústria de Energia e Petróleo R$ 3.543,57 (média nacional).

Para osníveis superiortemos ocargo  de Engenheiro(a) de Petróleo ecom base nomesmo site curriculem temosos seguintes valores de 

Quer ganhar mais confiança e ingressar na área de Petróleo e Gás?

A grande expansão da indústria do Petróleo e Gás, principalmente após a descoberta das reservas do pré-sal, gerou uma grande demanda de profissionais especializados na área. No entanto, as empresas enfrentam sérias dificuldades para encontrar candidatos qualificados e aptos a exercer as atividades profissionais exigidas.

Trabalhar em uma plataforma de petróleo é uma atividade que exige treinamento. Além de competências específicas, é necessário que o candidato tenha uma visão geral sobre como funciona o processo de produção e refino do petróleo.O Curso de Petróleo e Gás introduz os alunos nesta área do conhecimento e apresenta as áreas de trabalho, as funções existentes em uma plataforma de petróleo, quais são as competências exigidas e esperadas, entre outros.
Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.

Comentários