Covid-19 impacta futebol, novelas e negócios da Globo


Resultado de imagem para rede globo e coronavirus

Em meio a uma série de medidas tomadas para tentar minimizar a proliferação da Covid-19, a Globo começa a enfrentar importantes desfalques em sua programação.

Na semana passada, a Conmebol anunciou a suspensão da rodada desta semana da Libertadores da América, principal torneio de futebol do continente que, na TV aberta, é exibido com exclusividade pela emissora. Neste fim de semana, os jogos dos Campeonatos Paulista e Carioca aconteceram normalmente e foram transmitidos pela emissora, mas com os estádios vazios. 
Por recomendações do Ministério da Saúde e das secretarias dos governos estaduais, a presença de torcidas foi vetada para evitar aglomerações. As partidas das eliminatórias da Copa do Mundo também foram adiadas e, neste fim de semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou a suspensão de todos os campeonatos nacionais de futebol.

No entretenimento, a pandemia do novo coronavírus já vinha obrigando a emissora a tomar algumas medidas de cautela. A edição desse domingo,15, do Domingão do Faustão também não contou com a presença do auditório. O mesmo deve acontecer com demais atrações de auditório da casa.

Nesta segunda-feira, 16, a programação matinal da Globo também sofreu mudanças. Em nota, a emissora afirma que tomou a medida de expandir o tempo do conteúdo jornalístico para munir a audiência com mais informações a respeito da pandemia. A partir desta semana, os telejornais estaduais ganham mais meia duração de duração, estendendo-se até Às 8h30. Na sequência, entra no ar o Bom Dia Brasil, que também será estendido até 10h30. A mudança afeta diretamente a atração Mais Você, comandada por Ana Maria Braga, que fica fora do ar por tempo indeterminado.

Essas alterações mexem não apenas com a área de conteúdo da emissora, mas também podem ter impactos na área comercial. Cada um desses programas e transmissões conta com um time de patrocinadores, cuja entrega de mídia está atrelada às transmissões e exibições dos conteúdos. O Futebol da Globo, por exemplo, é considerado o mais valioso produto da mídia televisiva nacional, com cotas de patrocínio que alcançam cifras bilionárias. Os seis patrocinadores das transmissões de 2020 (Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Hypera Pharma,Itaú e Vivo) fecharam acordo com a emissora ainda em 2019 e investiram R$ 307 milhões em cada uma das cotas de patrocínio oferecidas.

Por enquanto, a Globo diz que o mais importante é apoiar os protocolos definidos pelas autoridades para enfrentar a pandemia do coronavírus. “Eventuais cancelamentos de eventos esportivos serão tratados de forma negociada com seus realizadores, assim como com nossos patrocinadores, segundo as condições contratuais das respectivas negociações. Estamos certos de que é comum a todos a preocupação maior com a saúde do que com eventuais perdas/ganhos financeiros”, diz a emissora, em nota enviada à reportagem.

Interrupção das novelas

Resultado de imagem para Covid-19 impacta futebol, novelas e negócios da Globo
Adriana Esteves (Thelma), Regina Casé (Lurdes) e Taís Araújo (Vitória), protagonistas de Amor de Mãe; gravações da novela foram suspensas por tempo indeterminado (Crédito: Divulgação/Tv Globo)


Na manhã desta segunda-feira, 16, o portal Notícias da TV, do jornalista Daniel Castro, noticiou que a emissora irá interromper as gravações de todas as suas novelas. Com isso, a faixa das 21h ficará sem exibir o principal produto do horário nobre. De acordo com reportagem de Daniel Castro, após a exibição dos capítulos já gravados e editados, Amor de Mãe sairá do ar por tempo indeterminado. A rotina de gravações deverá ser retomada apenas quando o surto da doença começar a diminuir.

O mesmo deve acontecer com a novela das 19h, Salve-se Quem Puder, com a nova trama das 18h, nos Tempos do Imperador (que já vinha sendo anunciada em chamadas na grade de programação) e com Malhação. A atual trama das 18h, Éramos Seis, que está na fase final, deve continuar sendo exibida normalmente porque seus capítulos já estariam gravados. De acordo com a Globo, a suspensão das gravações de novelas nos estúdios é uma medida para evitar aglomerações e, consequentemente, a exposição de atores e funcionários ao vírus.

Comentários