Formados em Cursos EAD e o Mercado de Trabalho

O EAD ganha cada vez mais espaço, tanto nas universidades como em treinamentos corporativos. Saiba mais sobre como o mercado enxerga o ensino a distância!

Muitas universidades de renome estão oferecendo cursos superiores a distância, o que prova que essa modalidade de ensino está ganhando cada vez mais espaço. São milhares de novos cursos a distância reconhecidos todo ano pelo Ministério da Educação (MEC) e, de acordo com o mais recente Censo do Ensino Superior (2013), os universitários matriculados em graduações EAD já somam mais de um milhão.

Atraídos pela flexibilidade de horários, comodidade, economia de tempo e mensalidades mais acessíveis, os estudantes que optam por essa modalidade muitas vezes moram em locais afastados dos grandes centros e encontram no EAD a possibilidade de acesso ao ensino superior de qualidade.

Mas será que o mercado aceita quem faz EAD? O diploma EAD vale?

Para ser autorizado, um curso superior EAD passa por um rigoroso controle de qualidade por parte do MEC, assim como acontece com os cursos presenciais 
São avaliados itens como a qualificação dos professores, a infraestrutura (tecnológica e dos polos de apoio), os recursos didáticos-pedagógicos e o cumprimento da legislação educacional vigente no País. O MEC aplica ainda as mesmas avaliações periódicas para cursos superiores presenciais e a distância

Pela lei brasileira, o diploma EAD obtido em um curso superior reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial e serve para comprovar o nível de escolaridade em qualquer situação, seja para buscar emprego ou para seguir os estudos em uma pós-graduação.
A informação sobre a modalidade de ensino (presencial ou EAD) não aparece no diploma universitário.

Não é só no ensino universitário formal que o EAD vem crescendo. Para garantir a capacitação constante de seus colaboradores, muitas organizações nacionais e internacionais lançam mão de treinamentos online.
De acordo com o Censo EAD BR, desenvolvido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em 2013, a expectativa de 82% dos respondentes é que as matrículas em cursos online corporativos devem aumentar nos próximos anos.

E o próprio fato de as empresas investirem em cursos online para a formação de seus funcionários já é um indício de que essas organizações acreditam no EAD.

Para garantir que seu diploma terá validade no mercado, é fundamental escolher um curso superior EAD reconhecido pelo MEC. São inúmeras as instituições credenciadas e a oferta de cursos superiores a distância cobre todas as regiões do País.

Agência Brasila

Comentários