Feliciano cobra explicações do ministro da Justiça sobre retirada dos termos “pai” e “mãe” de passaportes

O pastor Marco Feliciano (PSB-SP) encampou os protestos iniciados pelo humorista Jonathan Nemer sobre as alterações no campo de filiação do formulário de passaporte da Polícia Federal, e enviou um ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo.

Resultado de imagem para Feliciano cobra explicações do ministro da Justiça sobre retirada dos termos “pai” e “mãe” de passaportesNemer fez um desabafo nas redes sociais recentemente, queixando-se da retirada dos termos “Pai” e “Mãe” no campo de filiação do formulário no site da PF, que agora pede a informação sobre os “genitores”. A medida visa compreender os casais homossexuais que adotam filhos.

Feliciano cobrou explicações da mudança diretamente ao ministro, ressaltando que a alteração causou “estranheza”, pois o termo genitor significa, primariamente, aquele que gera.

“Senhor Ministro, venho à presença de Vossa Excelência para solicitar esclarecimentos sobre a supressão da palavra (sic) Pai e Mãe, do campo principal do formulário de solicitação para expedição de passaporte, sendo colocada conjuntamente no campo secundário com opção de sexo Masculino e Feminino, causando estranheza a quem desavisadamente necessite preencher os espaços. Sendo substituídos pelas expressões GENITOR 1 e GENITOR 2. Tal pedido prende-se ao fato de que, ao pesquisar a origem etimológica da palavra genitor constatei que, trata-se de, ‘o que gera, Pai’, do latim GENITORE, ‘CRIADOR’. Submeto o presente à apreciação desse Ministério, agradeço as providências e renovo os protestos de estima e apreço”, diz o ofício de Feliciano enviado ao ministro Cardozo.

Resultado de imagem para Feliciano cobra explicações do ministro da Justiça sobre retirada dos termos “pai” e “mãe” de passaportes
Os protestos de Nemer tiveram grande repercussão entre os evangélicos nas redes sociais, que na maioria, elogiaram a postura do humorista sobre a questão: “Eu não estou aqui falando contra os homossexuais. Eu estou querendo dizer que, aos poucos, a sociedade está se curvando a uma minoria, talvez inferior a 1%. Eu tenho amigos homossexuais, já questionei com eles sobre isso e eles acharam um absurdo ter que tirar da Certidão de Nascimento os termos ‘pai’ e ‘mãe’, porque eles sabem que têm um pai e uma mãe. Eu acredito que a sociedade não pode ficar refém disso”, disse, em um vídeo publicado em sua página no Facebook.

Comentários