Cristão bilionário quer comprar ilhas da Grécia ou Itália para abrigar refugiados da Síria

Um cristão egípcio dono de uma fortuna estimada em bilhões de dólares resolveu agir de forma objetiva e anunciou que pretende comprar uma ilha para construir um novo país e abrigar os refugiados da Síria e de outros países que enfrentam problemas relacionados ao extremismo islâmico.



Naguib Sawiris, 61 anos, tido como o terceiro homem mais rico do Egito, publicou sua intenção de comprar uma ilha nos mares da Itália ou da Grécia e construir um país independente a partir do zero em seu perfil no Twitter.

“Grécia ou Itália, me vendam uma ilha, declararei sua independência, abrigarei lá imigrantes e proporcionarei trabalho na construção de um novo país”, escreveu o bilionário na terça-feira, 01 de setembro, acrescentando que o país poderia se chamar “Hope”, que significa esperança.

“Ideia louca… talvez. Mas pode ser temporária, até que eles possam voltar a seus países”, afirmou.

Greece or Italy sell me an island,ill call its independence and host the migrants and provide jobs for them building their new country

Sawiris foi questionado por uma usuária da rede social se era para valer: “Grande iniciativa. Eu tenho uma pergunta a você: há uma ilha na Grécia ou Itália grande o suficiente para hospedar tantas pessoas?”. A resposta foi a de quem havia pensado muito no assunto: “Nós podemos comprar mais de uma ilha. E, de qualquer forma, estamos falando de centenas”.

Posteriormente, o bilionário egípcio confirmou à agência France Press (AFP) que tem a real intenção de levar o plano adiante, o que pode custar entre US$ 10 e 100 milhões. “Há dezenas de ilhas desertas que podem acomodar milhares de refugiados”, disse Sawiris, prometendo tratar os imigrantes como “seres humanos”.

Sua ideia inclui a construção de infraestrutura completa no novo país, o que geraria empregos aos refugiados, e abrigo ao mesmo tempo.

E o trabalho se basearia nos moldes de grandes construções, com a edificação de abrigos temporários enquanto casas, escolas, hospitais e universidades são erguidos.

Sawiris é membro da Igreja Copta Ortodoxa e preside a empresa de telecomunicações Orascom TMT e um canal de televisão, além de ser proprietário, junto com sua família, do balneário El Gouna, no litoral do Mar Vermelho.

Comentários