Record poderá ser obrigada pela Justiça a mudar o nome da novela Os Dez Mandamentos; Entenda

A TV Record poderá ser obrigada a mudar o nome de sua “novela bíblica” devido a um imbróglio relativo aos direitos autorais do título “Os Dez Mandamentos”.

A empresa capixaba Vitória Promoções e Produções foi à Justiça e pediu uma liminar que desautorize a emissora do bispo Edir Macedo a usar o título “Os Dez Mandamentos”, sob a alegação de que é proprietária dos direitos, segundo informações do portal Uol.

De acordo com a Record, “a expressão Os Dez Mandamentos não tem qualquer originalidade em seu conteúdo nominativo”, e que por isso, não há possibilidade de uma única entidade ter exclusividade sobre o termo.

O pedido da empresa do Espírito Santo ainda não foi julgado pela Justiça do Rio de Janeiro, porém, se houver decisão contrária à Record, a emissora deverá alterar imediatamente o título da novela e cessar todas as ações de promoção e publicidade com o termo “Os Dez Mandamentos”.

“Novela Bíblica”

Os Dez Mandamentos, escrita por Vivian de Oliveira, é a primeira novela do mundo que tem sua história inspirada nos relatos bíblicos, e conta a trajetória de Moisés desde sua infância até a chegada do povo hebreu à Terra Prometida.

Ao custo de R$ 105 milhões – o equivalente a R$ 700 mil por capítulo – a novela conta com mais de 80 atores, locações no exterior, técnicos de Hollywood para a produção de efeitos especiais e uma cidade cenográfica construída exclusivamente para as filmagens.

Em contrapartida, Os Dez Mandamentos se tornou o maior sucesso de audiência da Record desde 2009, quando a emissora exibia a trilogia Os Mutantes, de autoria de Tiago Santiago. Com a “novela bíblica”, a Record teve acréscimo de 83% em sua audiência nas principais regiões metropolitanas no país, e conseguiu fisgar 20% dos telespectadores de sua principal concorrente, a Globo.

Comentários