Papa Francisco estampa capa de revista gay norte-americana

O Papa Francisco foi parar na capa de uma revista gay norte-americana. A ‘The Advocate’ escolheu o argentino como sua ‘personalidade do ano’, a exemplo do que a sisuda ‘Time’, dedicada a assuntos econômicos, já fizera na semana passada. A publicação, de conteúdo pró-direitos dos homossexuais, chegou às bancas dos EUA nesta terça-feira (17), dia em que Francisco completou 77 anos de idade. O aniversário foi comemorado bem ao estilo de Francisco: ele recebeu quatro moradores de rua para um café da manhã no Vaticano.

A capa da ‘The Advocate’ traz uma foto do papa, com uma frase retirada de entrevista dada em julho: “Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?”. A revista registrou que a organização gay católica ‘Equally Blessed’ (‘Igualmente Abençoados’) considera as palavras como as “mais encorajadoras que um pontífice já disse sobre gays e lésbicas”.

A publicação informou ainda ter homenageado Francisco justamente porque, apesar de ele se posicionar contra o casamento gay, sua postura indica “uma profunda mudança na retórica em relação a seus predecessores”. Ainda segundo a ‘The Advocate’, “ninguém deve subestimar a capacidade de qualquer papa de convencer corações e mentes na abertura para pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais)”. A motivação da ‘Time’ para conceder o mesmo prêmio a Francisco foi o fato de ele ter “mudado a mensagem da Igreja Católica”, em prol do perdão em vez da condenação.

Na manhã de ontem, um dos quatro convidados do Papa para celebrar seu aniversário levou até um cachorro ao café da manhã, realizado na sala de refeições da hospedagem do Vaticano, onde Francisco mora. Antes, o grupo, que vive nas ruas de um bairro vizinho à Santa Sé, assistiu a missa celebrada pelo Pontífice. Francisco também convidou funcionários da hospedagem para se juntar a ele em uma “atmosfera familiar” durante a homilia. “Que o Senhor escreva a nossa história”, afirmou, para em seguida se dirigir a um por um.

Fonte: O Dia

Comentários