Executiva publica twitter racista em viagem à África e gera revolta na web; confira !

A ex-diretora de comunicação da InterActive Corp (IAC) Justine Sacco — que publicou um comentário racista no Twitter, na sexta-feira, provocando reações imediatas na rede — pediu desculpas neste domingo (22) pelos tuítes. “Palavras não podem expressar o quanto me arrependo e o quanto é necessário para mim pedir desculpas ao povo sul-africano, que ofendi com uma mensagem desnecessária e insensível”, disse em comunicado citado pela rede americana de TV ABC News.

"Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!"

O comentário da executiva da IAC — proprietária de sites como Match.com, Meetic, Ask.com, Vimeo e The Daily Beast — já havia provocado sua demissão, no sábado. Na sexta-feira, antes de embarcar em um voo que partiu dos Estados Unidos, onde ela trabalhava, em direção à África do Sul, para passar as férias com o pai, Justine postou o seguinte texto no Twitter: “Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!”.

A mensagem foi inicialmente lida apenas por seus seguidores da rede social, então 200 pessoas. Mas logo o texto foi encaminhado para um funcionário do site Buzzfeed.com, que espalhou o conteúdo para milhões de usuários — que, em grande número, passaram a condenar a executiva. Alguns chegaram a vasculhar seus dados na internet e criaram montagens com fotos suas.

Antes mesmo de o avião que levava Justine pousar na África, a InterActive já havia emitido um comunicado em que condenava o comentário, considerado “atroz” e “ofensivo”. Ao desembarcar, Justine foi avisada da repercussão e apagou a mensagem e encerrou sua conta no Twitter. Só que o estrago já estava feito, e o comentário virou alvo de chacota e insultos nas redes sociais, tornando a hashtag #JustineSacco uma das mais citadas no Twitter.

Logo depois, a IAC anunciou a demissão da funcionária. “Tratamos este assunto com muita seriedade, e tomamos medidas junto à funcionária envolvida. Não há justificativa para o comentário publicado, que condenamos com firmeza”.

Mesmo após a demissão, a gafe da executiva continuava sendo comentada nas redes. Neste último domingo, o domínio justinesacco.com redirecionava leitores para um site de doações para a luta contra a Aids na África.

Fonte: Veja

Comentários