Google+ Rádio Gospel Hits: Arcebispos renunciam após rombo milionário na Eslovênia

Divulgação 728 X 90

Player

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Arcebispos renunciam após rombo milionário na Eslovênia

Dois arcebispos foram apontados como os responsáveis por um rombo de 800 milhões de euros na diocese de Maribor, na Eslovênia.

O papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, dia 31, a renúncia do arcebispo de Liubliana, Anton Stres, e do arcebispo de Maribor, Marjan Turnsek, após os dois serem apontados como os responsáveis por um rombo de 800 milhões de euros na diocese de Maribor, na Eslovênia.

De acordo com a imprensa eslovena, o próprio Papa teria pedido que os religiosos renunciassem ao cargo, evocando o cânone 401 do código de direito canônico, que determina "causas graves". 



Através de um comunicado, a Santa Sé confirmou a renúncia dos dois arcebispos. Após a notícia, a Igreja Católica da Eslovênia trocou a direção da Conferência Episcopal Eslovena (CES). O novo presidente da entidade será o monsenhor Andrej Glavan.

O jornal italiano L'Espresso já havia publicado que a diocese de Maribor sofria um rombo equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) da Eslovênia.

O escândalo teria sido descoberto em 2007, por casualidade, quando uma emissora de televisão católica começou a transmitir programas com conteúdo sexual. Alarmado, o Vaticano enviou à Eslovênia o especialista Gianluca Piredda para conferir a situação econômica das dioceses do país.

A má gestão dos recursos de Maribor estaria relacionada a investimentos de alto risco e participação na criação de empresas.

Fonte: Ansa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...