Bispo lança petição para concílio global sobre abusos na Igreja

Este novo concílio seria semelhante ao Segundo Concílio do Vaticano de 1962-1965 que transformou a Igreja Católica, mas trataria apenas do abuso sexual de crianças na Igreja.

Um bispo australiano aposentado exortou nesta terça-feira os católicos de todo o mundo a assinarem uma petição online para que o papa Francisco organize um novo concílio global para tomar medidas eficazes para acabar com o abuso sexual de crianças na Igreja.

O bispo Geoffrey Robinson, ex-bispo auxiliar de Sydney que coordenou a resposta da Igreja australiana à crise de abuso sexual, disse que somente um conselho de bispos do mundo teria o poder de adotar as mudanças que ele disse serem necessárias.

Papa Francisco
A nova organização seria similar ao Segundo Concílio do Vaticano de 1962-1965, disse Robinson em uma coletiva de imprensa em Sydney, referindo-se ao órgão histórico que transformou a Igreja Católica com reformas modernizadoras.

Mas este concílio se concentraria apenas em resolver a questão do abuso, acrescentou.

Robinson disse que Francisco "emitiu vários bons sinais" desde sua surpreendente eleição em março, e falou várias vezes sobre vítimas do abuso.

O pontífice argentino, de 76 anos, suscitou esperança de mudança entre os católicos do mundo todo ao ignorar o protocolo do Vaticano e falar abertamente sobre questões polêmicas, mas não estava claro como ele reagiria a uma inovação como uma petição online.

"A petição não é para desafiá-lo, é para ajudá-lo, para indicar que as pessoas estão com ele para realmente analisar esses fatores e mudar o que for necessário mudar", disse Robinson em uma conferência transmitida pela televisão ABC da Austrália.

O escândalo de padres molestando menores de idade vem assombrando a Igreja católica no mundo todo por mais de duas décadas, diminuindo sua autoridade moral, envergonhando bispos e padres envolvidos no abuso ou em seu acobertamento e custando enormes somas em indenizações.

O escândalo marcou os oito anos de papado do papa Bento, embora ele tenha pedido desculpas publicamente várias vezes pelo abuso e se encontrado com vítimas em muitas de suas viagens.

Robinson falou no lançamento de seu novo livro "For Christ's Sake: End Sexual Abuse in the Catholic Church... for Good!" (Pelo amor de Deus: Acabem com o Abuso Sexual na Igreja Católica... Para sempre!). Sua petição, que já está na Internet há várias semanas, tinha reunido 15.000 assinaturas até segunda-feira.

A petição de Robinson, que está no site www.change.org/forchristssake, diz que os signatários estão "cansados das contínuas histórias de abuso sexual dentro da Igreja e... chocados com os relatos de uma resposta não cristã aos que sofreram".

Fonte: Reuters

Comentários