Google+ Rádio Gospel Hits: 'Outubro Rosa' convoca mulheres ao exame contra o câncer de mama

Divulgação 728 X 90

Player

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

'Outubro Rosa' convoca mulheres ao exame contra o câncer de mama



O movimento popular internacionalmente conhecido como ‘Outubro Rosa’ comemorado em vários países, está chamando atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Objetivo do movimento é conscientizar todas as mulheres, a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia do ano para o exame de mamografia.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama o segundo tipo mais frequente no mundo é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Ainda segundo o INCA, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

O exame radiológico capaz de identificar a presença de nódulos nas mamas pode ser feito nas unidades de saúde da rede municipal e é possível fazer o agendamento grátis.

O movimento 'Outubro Rosa' começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi em 2 de outuro de 2002 com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...