Cultos, oração, pagamento de dízimo online: internet invade as igrejas evangélicas no Brasil

Serviços de internet invadem as igrejas evangélicas no Brasil. Atualmente mais e mais a facilidade da internet tem influenciado a comunidade evangélica que já possuem redes sociais, cultos online, grupos de oração e até pagamento de doações às igrejas.

A internet tem sido um meio que facilita a vida das pessoas, permitindo realizar comprar, fazer pagamentos, se divertir, fazer pesquisas, ler notícias e diversos outros serviços online que cada vez mais estão disponíveis na web.

O forte crescimento dos internautas as religiões das mais diversas tendências estão usando cada vez mais as tecnologias virtuais conectadas à internet para disseminar doutrinas, enviar mensagens e atrair fieis.

Como prova disso, é a recente criação do Jesusbook uma variação do facebbok, o portal Fé em Jesus que segundo a coordenadora do site e pastora Cyntia Ferreira o site “surgiu da necessidade de termos um veículo forte que expresse nossa crença, nosso pensamento e o nosso posicionamento diante da sociedade em tudo que diz respeito a fé cristã”.

Pela internet para o seguimento religioso já se pode fazer pedidos de oração, agradecimentos, ler a Bíblia, participar de grupos de oração e estudo, além de pagar o dízimo. Igrejas católicas e evangélicas têm dezenas de sites que oferecem essas e outras opções virtuais.

Criada há dois anos pelo pastor Dagoberto Prata, de Guarulhos, na Grande São Paulo a Igreja Evangélica Virtual Deus Todo Poderoso oferece serviços como pedido de oração, SOS da vida, aconselhamento entre outros. Segundo publicação do site oficial o objetivo é levar a palavra e o amor de Deus ao maior número de pessoas, não tendo “nenhum interesse pessoal”.

Outra igreja que entrou de ‘cabeça’ na era dos serviços online foi a Igreja Universal do Reino de Deus que inaugurou recentemente um sistema de doações via Facebook. De acordo com a página da igreja no site, o aplicativo Doações IURD “é seguro e permite transações totalmente on-line”, sendo pioneiro no país. O sistema é similar ao das cobranças por jogos e aplicativos do próprio Facebook.

Cristãos ainda podem encontrar na internet versões religiosas para sites Youtube com o Godtube com diversos vídeos ligados à fé e ainda versão cristã para a wikipedia (a enciclopédia virtual).

Atualmente o Brasil é o 5º país mais conectado com mais 83 milhões de internautas sendo que 50,7 milhões de usuários acessam regularmente a Internet e 38% das pessoas acessam à web diariamente, segundo o Ibope NetRatings.

Comentários