Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil reprova consagração de apóstolos e uso de dança

O uso da dança na liturgia do culto e a consagração de apóstolos estão proibidos na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). É o que decidiu o Supremo Concílio no final do ano de 2010. Até a comemoração do Natal e o uso do teatro foi avaliado pelos representantes dos presbitérios.

     
As discussões giraram em torno do culto público e seus elementos. Os líderes debateram a celebração do culto de ação de graças nos cultos dominicais. "A decisão do Supremo Concílio foi não proibir as ações de graças como parte do culto no dia do Senhor, e que o culto deve ter Deus como centro. Ou seja, declarou que as ações de graças fazem parte do culto a Deus, como está na Confissão de Fé da IPB (Westminster) e que o culto não deve virar culto à personalidade, mas Deus é sempre o centro do mesmo", divulgou o reverendo Augusto Nicodemos em seu blog.

A dança e a nomeação de apóstolos continua proibida. Segundo o Concílio Supremo, na Bíblia, a dança e a coreografia não fazem parte do culto público, por isso, devem ser excluídas da liturgia. Quanto aos apóstolos, a resposta foi de que só são reconhecidos como tais, os Doze Apóstolos de Jesus e Paulo.

Já os cultos de gratidão a Deus aos domingos a noite são permitidos. A decisão é de que todos os cultos devem ter Deus como o centro e que a gratidão a Ele deve estar sempre presente nos domingos.

Ainda foram discutidas questões acerca da comemoração do natal, de práticas neopuritanas e de cantatas com representações teatrais. Segundo o Supremo Concílio, é importante discutir tais detalhes por conta da invasão de novos elementos trazidos pelo neopentecostalismo.

Fonte:Creio 

Comentários

dj daniel disse…
E incrível como um denominação que supostamente segundo dizem os (pentecostais)e fria no seu culto,tem tanto entendimento e compreensão biblica e não cai nas armadilhas do neopentecostalismo e liberalismo teologica.Meus parabéns a Igreja Presbiteriana do Brasil.
Ass: DAniel Augusto de Abreu
dj daniel disse…
meus parabéns a igreja presbiteriana
pelo discernimento bíblico
que sempre caracteristo
dj daniel disse…
E incrível como um denominação que supostamente segundo dizem os (pentecostais)e fria no seu culto,tem tanto entendimento e compreensão biblica e não cai nas armadilhas do neopentecostalismo e liberalismo teologica.Meus parabéns a Igreja Presbiteriana do Brasil.
Ass: DAniel Augusto de Abreu
Unknown disse…
Parabenizo a Igreja Presbiteriana do Brasil e sobretudo dou graças a Deus por conduzi-la sob alicerces bíblicos. Não somos prefeitos, mas podemos prosseguir em direção à perfeição eliminando, por exemplo, elementos mundanos que adulteram a centralidade dos cultos que é Jesus.
Anônimo disse…
A Igreja Presbiteriana ela prega o puro evangelho de Cristo, o seu foco é só Jesus mesmo, mostrando que só reconhecendo que o homem é pecador e que Ele precisa de Jesus em sua vida sem inventar nenhum outro caminho ou amuleto, mostrando que mesmo crendo que Jesus como único e Salvador de sua vida até que Ele volte; sempre teremos problemas, doenças, teremos que trabalhar para nosso sustento e Ele continuara sendo Senhor do mesmo jeito; nós é que te que servi-lo e não ao contrario como anda se pregando por ai. Mostrar ao pecador que Ele tem que se arrepender de seus pecados e não como muitas faixas mostram Jesus te ama, assim o pecador nem vai se importar já que Jesus ama a todos sem arrependimento.