Google+ Rádio Gospel Hits: Confrontos religiosos matam mais de 140 na Nigéria

Divulgação 728 X 90

Player

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Confrontos religiosos matam mais de 140 na Nigéria

Mais de 140 pessoas morreram até esta terça-feira, em dois dias de violência entre grupos de cristãos e muçulmanos na cidade de Jos, na região central da Nigéria.

A informação foi dada por religiosos e funcionários de mesquitas que preparam sepultamentos em massa. Até o momento, o número de vítimas não teve verificação independente, e nenhum grupo cristão se pronunciou.

Os primeiros confrontos teriam ocorrido no domingo e ainda continuariam. Há notícias de tiroteios e incêndios em prédios.

Um toque de recolher de 24 horas foi imposto na área, que já havia registrado outros episódios de violência nos últimos anos.

Em 2008, pelo menos 200 pessoas morreram em embates entre muçulmanos e cristãos, e cerca de mil pessoas morreram em 2001.

Região volátil

A atual onda de violência forçou pelo menos 3 mil pessoas a deixarem as suas casas e se alojarem em um acampamento improvisado em uma academia de polícia.

Jos fica no centro da Nigéria, em uma região volátil --entre o norte, de população majoritariamente muçulmana, e o sul, onde a maioria é cristã ou segue religiões tradicionais locais.

Segundo correspondentes, tais choques na Nigéria costumam ser atribuídos a sectarismo.

Mas pobreza e acesso a recursos como terra com frequência estão na raiz da violência

Fonte:Folha

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...